A Historia das Montanhas Russas

Como seria óbvio supor pelo nome, a “Montanha-russa” teve mesmo sua origem na Rússia, por volta dos anos 1400. Naquela época era feita em montanhas de verdade que formavam grandes rampas de neve.
Nos primórdios da história das montanhas-russas, as pessoas subiam até o alto para deslizar ladeira abaixo sentado sobre blocos de gelo cobertos de palha. Freio não existia: jogava-se areia para frear os “carrinhos” feitos de blocos de gelo! Depois vieram as versões que se pareciam mais com escorregadores, e também eram cobertas com neve pra imitar as montanhas.
O próximo passo veio apenas séculos mais tarde, ao substituírem os blocos de gelo por trenós, que chegavam a velocidades bem maiores. Em 1784, em São Petersburgo, ainda na Rússia dos czares, foi construído o primeiro trenzinho específico para esse fim.

A brincadeira dos trenós chamou a atenção de muitas empresas, até que a companhia Les Montagnes Russes à Belleville construiu a primeira montanha-russa de gravidade em Paris, 1812. Em 1827, os Estados Unidos entrou na brincadeira e inaugurou a sua primeira montanha-russa, a Mauch Chunk Railroad, que na verdade foi feita nos trilhos de uma mina de carvão. O passeio durava mais de duas horas (!), e o freio podia ser acionado pelos passageiros. Como podemos imaginar os mais medrosos nunca deixavam a velocidade aumentar muito, e o carrinho geralmente ia devagar… Em vez de descidas radicais, os trenzinhos passeavam por túneis com cenários especialmente montados – nasciam atrações universais dos parques de diversões, como o túnel do amor e o trem fantasma.


Só em 1846, o looping (aquele trecho que os passageiros ficam de cabeça para baixo) foi inventado pelos franceses. Porém, a primeira montanha-russa realmente patenteada como tal, e que se parece bastante com as que temos hoje, surgiu em 1885, pelas mãos de La Marcus Adna Thompson. Mas ainda levaria muitas décadas, até 1959, quando surgiu nos Estados Unidos, o modelo em tubos de aço. Aí sim a brincadeira ficou bem mais assustadora.

História vertiginosa
Origem da montanha-russa tem mais de cinco séculos
SÉCULO XV – PASSEIO GELADO
A diversão de descer encostas nevadas usando blocos de gelo como “trenós” surge na Rússia. Pouco depois, aparecem as rampas de madeira, também cobertas de neve, para imitar as montanhas. Alguns desses tobogãs chegam a 20 m de altura.


1784 – RODAS E TRILHOS
Surge a primeira montanha-russa com carrinho de rodas, também na Rússia. Em 1827, os americanos ganham a sua primeira versão, aMauch Chunk Railroad, adaptando uma mina de carvão desativada. O passeio podia durar mais de duas horas.

1846 – DE CABEÇA PARA BAIXO
Os franceses fazem a primeira montanha-russa com looping. Antes de ser aberto ao público, o Chemin de Centrifuge (caminho centrífugo), como era chamado, tem sua segurança testada transportando sacos de areia e até macacos.


1884 – ESTILO MODERNO
É inaugurada a primeira montanha-russa com o formato atual, a Gravity Pleasure Switchback Railway, num parque de diversões de Coney Island, perto de Nova York. Mas o carrinho dificilmente ultrapassa os 10 km/h.

1885 – PARTIDA INOVADORA
É inventado o impulso mecânico: os carrinhos não precisam mais ser empurrados até a parte mais alta. Na virada do século, aparecem vagões que alcançam 60 km/h. Em 1927, é inaugurada a Cyclone, em Coney Island, com um mergulho de 30 metros.


1959 – MONTANHAS DE AÇO
Surge na Disneylândia a Matterhorn, primeira montanha-russa com estrutura tubular de aço. Em 1974, é a vez do primeiro percurso em forma de parafuso e, em 1992, a da primeira montanha invertida: o trilho fica acima dos carrinhos.


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