Fundado em julho de 1919 (a empresa fundadora existe desde 1910) como um parque itinerante, é considerado um dos primeiros parques temáticos do Brasil. Em 1934, o parque criou raízes e ocupou, por alguns anos, parte do terreno onde, hoje, está instalado o Aeroporto Santos Dumont. No início da década de 1940, mudou-se para a Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão. Em 1966, nova mudança, agora para o local em que se encontra atualmente. Em 1968, o parque foi desativado por um curto período devido à construção de três viadutos na região.
A sua melhor fase, ou os seus "anos dourados", ocorreu na década de 1950. O declínio da sua clientela ocorreu na década de 2000 por causa do aumento da violência na região, em função de o parque estar localizado entre os complexos de favelas do Alemão e Penha. A partir de 2012, com a implantação das unidades de polícia pacificadora na região e a consequente diminuição da violência na região, houve o retorno em massa dos frequentadores, muitos deles turistas que visitam a cidade.
O Shanghai é famoso por seus brinquedos tradicionais. Ao chegar no Shanghai, muitas pessoas tem a sensação de "viagem no tempo", pois o parque mantém a tradição dos parques de antigamente.
Podemos dizer que o Shanghai é um verdadeiro "guerreiro" no ramo. Isso porque mesmo com as atrações modernas, grandes e radicais que existem em outros parques hoje em dia, o Shanghai continua firme, fazendo sucesso, apenas com os clássicos!!
O parque Shanghai é o parque perfeito para a família, pois conta com atrações incríveis e preços bem acessíveis!!
Etimologia
"Shanghai" é uma referência à cidade de Xangai, na República Popular da China. A referência ao Extremos Oriente lembra o Parque Tivoli, em Copenhague, que foi um dos primeiros parques temáticos do mundo e que se caracteriza pelos prédios em estilo oriental. O Parque Shanghai ainda possui letreiro no estilo dos Caracteres Chineses, e brinquedos no formato do dragão, um dos principais símbolos da China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário